quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como cuidar dos seus cabelos

LAVAGEM:
 O primeiro passo para ter cabelos bonitos e saudáveis é ter certos cuidados durante a lavagem dos fios. A água quente demais é a inimiga número um das madeixas, porque o calor abre as cutículas das fibras capilares, causando ressecamento e frizz. O ideal é optar pela água morna ou fria.
A lavagem deve ser feita sem pressa, de preferência em duas etapas. A quantidade de shampoo deve ser equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real. Após aplicar o produto, é importante massagear os fios com as pontas dos dedos, enxaguando muito bem e repetindo a operação em seguida.
Os shampoos anti-resíduos são ideais para serem usados antes de banhos de creme, no entanto devem ser evitados por quem tem escova progressiva, tintura ou outro tipo de química, porque o produto remove tudo.
Condicionadores devem manter distância da raiz, para evitar a oleosidade, que pode causar caspa e descamação. O mais adequado é aplicar o produto a cerca de 4 dedos abaixo da região. Condicionador não é leave-in, portando deve-se enxaguar bem os fios após a aplicação, caso contrário os cabelos ficam pesados.
PÓS-LAVAGEM:
Não importa se o cabelo é crespo ou liso; é importante usar um creme de pentear após lavar os fios. A finalidade desses produtos é repor os nutrientes e proteger as fibras. Depois da aplicação é que se utilizam os finalizadores, como os mousses, pomadas e ceras. Qualquer leave-in deve ser usado com moderação, pois o excesso de produto deixa os fios com aspecto pesado.
FINALIZADORES:
Para quem faz escova ou usa o secador, é importante escolher um produto termoativo, que protege os fios do calor, hidratam e deixam o cabelo mais macio. O óleo de silicone pode ser usado no cabelo seco ou molhado. Para reduzir o aspecto ressecado dos fios, pode-se aplicar o produto nas pontas do cabelo, logo após o uso do leave-in.
Pomadas e ceras têm como finalidade modelar os fios, sejam eles lisos ou crespos. No entanto, no caso de cabelos oleosos, esse tipo de produto deve ser evitado, porque tem uma fórmula gordurosa e deixa as madeixas com aspecto pesado.
Quem tem cabelos enrolados pode adotar definitivamente o mousse após o leave-in. Pode-se aplicar uma quantidade equivalente ao tamanho de uma bola de tênis de mesa, usando um pente para auxiliar na aplicação uniforme por todos os fios e deve-se, então, amassá-los com as mãos. Se o cabelo costuma armar ao longo do dia, recomenda-se um mousse de fixação forte, que tem uma ação duas vezes mais poderosa que a do comum.
ENROLAR:
A dupla formada por mousse e difusor é perfeita para cachos bem definidos, mas é necessária uma técnica na hora de secar. O difusor deve ser colocado embaixo das mechas para definir os fios. Com a raiz, o processo é o contrário: seca-se de cima para baixo, com a finalidade de abaixá-la. Com os cachos secos, os cabeleireiros recomendam chachoalhar levemente os fios, colocando as mãos de dentro para fora do cabelo.
No caso do babyliss, ele deve ser escolhido de acordo com o tipo de cachos que se deseja: grossos para cachos maiores e finos para menores. O aparelho não deve ser usado nos fios molhados, para não queimá-los. O ideal é aplicar o mousse e secar com o difusor antes, o que facilita a modelagem.
ALISAR:
Antes de passar a chapinha, recomenda-se que seja aplicado um produto termoativo. Ela pode deixar o cabelo bem liso, mas com as pontas espetadas. Na hora de usar, ao chegar no fim da mecha, deve-se virar o aparelho para fora ou para dentro, garantindo movimento para os cabelos.
Soltar a raiz é mais um segredo para deixar o liso mais natural. Depois de aplicar a chapinha, pode-se colocar a cabeça para baixo e agitar o secador próximo a raiz por alguns minutos e ajeitar os fios com as mãos depois. Jogar um jato de ar frio depois do secador e da chapinha ajuda e remover a eletricidade dos cabelos e diminuir os fios arrepiados.
Quanto mais longo o cabelo, maior o diâmetro da escova. As menores são só para cabelos curtos; nos compridos ela pode enroscar. As que possuem uma cobertura de alumínio absorvem o calor do secador e facilitam o trabalho.
Quem tem o cabelo oleoso deve evitar o uso frequente de secadores e chapinhas, já que o calor estimula as glândulas sebáceas.
HIDRATAR:
Para descobrir qual produto proporciona a melhor hidratação para o cabelo, é necessário identificar se ele é quebradiço ou ressecado. Para isso, puxa-se os fios para baixo: caso fios menores que o comprimento saiam da mão, ele está quebrando. Se amassá-lo e sentir que espeta, é porque está ressecado.
Cabelos secos demais precisam de hidratação profunda, por isso é importante procurar produtos que contenham óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité. Fios mais frágeis que quebram facilmente precisam de proteínas para serem fortalecidos.
Para potencializar a hidratação em casa, ao passar o creme, deve-se massagear os fios com movimentos de cima para baixo. Então, enrola-se uma toalha úmida ou touca de alumínio, aguardando o tempo de ação do produto. Ao retirar, massageia-se novamente e enxágua-se bem até retirar todo o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário